sábado, 1 de janeiro de 2011

DILMA SE EMOCIONA NO DISCURSO COMO A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL






Depois de tomar posse no Congresso Nacional, Dilma Rousseff fez o primeiro pronunciamento como presidenta da República. Emocionada, foi muito aplaudida pelos presentes. Ela disse que ter sido eleita para comandar o país é uma homenagem a todas as mulheres brasileiras. O discurso foi encerrado às 15h46. Minutos antes, ela encheu os olhos de lágrimas ao dizer: "A partir deste momento, sou a presidenta de todos os brasileiros".


No início do discurso, Dilma destacou que vai governar para todos os brasileiros: “Não venho para enaltecer minha biografia, mas para glorificar cada mulher brasileira. Meu compromisso é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos”.



Dívida social



Dilma fez uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e garantiu que dará continuidade ao trabalho dele. “Venho, antes de tudo, para dar continuidade ao maior processo de afirmação que esse país já viveu nos tempos recentes, para consolidar a obra transformadora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tive a mais vigorosa experiência política da minha vida e o privilégio de servir ao país nos últimos anos”, disse. “Um presidente que mudou a forma de governar e ensinou o brasileiro a confiar no país. Sob a sua liderança, o povo brasileiro fez a travessia para uma outra margem da nossa história. Minha missão agora é consolidar essa passagem”, completou.



O ex-vice-presidente da República, José Alencar, foi lembrado pela presidente da República, Dilma Rousseff, no seu discurso de posse no Congresso Nacional. “Um exemplo de coragem e de amor à vida nos dá este grande homem”, disse.



Dilma afirmou ainda que ela e o vice-presidente Michel Temer se sentem “responsáveis” por seguir o caminho iniciado por Luiz Inácio Lula da Silva e por José Alencar .



A presidenta destacou que o país vive um de seus melhores períodos, citando os milhões de empregos criados e o fim da dependência do Fundo Monetário Interacional (FMI).



“Reduzimos nossa histórica dívida social, resgatando brasileiros da tragédia da miséria”, afirmou. “Em um Brasil com a complexidade do nosso, é preciso querer sempre mais. Só assim poderemos garantir aos que melhoraram de vida que podem alcançar mais”, completou.



Reformas



Dilma falou da importância de promover uma reforma tributária no país para dar continuidade ao crescimento da economia. “É inadiável a implementação de um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário, orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade”, disse ela no plenário da Câmara dos Deputados. A presidenta defendeu que é preciso estimular a capacidade empreendedora dos brasileiros e fortalecer a exportação.



Dilma também afirmou que é “imperativo” valorizar o desenvolvimento regional, “sustentando a vibrante economia do Nordeste”, “respeitando a biodiversidade do Norte”, “a força industrial do Sudeste” e “a pujança e o espírito de pioneirismo do Sul”.



A presidenta também apontou, no discurso, a necessidade de uma reforma política. “É tarefa indeclinável e urgente uma reforma com mudanças na legislação para fazer avançar nossa jovem democracia, fortalecendo o sentido programático dos partidos e aperfeiçoando as instituições, restaurando valores e dando mais transparência à atividade pública”.



A presidente destacou que sua principal missão no comando do país será a luta pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos. Para ela, será preciso uma ação integrada entre os governos federal, estadual e municipal para garantir a universalização de serviços como saúde e educação.



Superação da miséria



“Não vou descansar enquanto houver brasileiro sem alimento na mesa, famílias no desalento das ruas e pessoas abandonadas à sorte. É o sonho que vou perseguir, um compromisso a ser abraçado por toda sociedade”, disse em seu primeiro discurso como presidenta da República.



Para alcançar o objetivo, Dilma pediu o apoio de toda a sociedade: empresários, universidades, imprensa e “pessoas de bem”. “A superação da miséria exige prioridade num longo ciclo de crescimento. É com crescimento associado a fortes programas sociais que venceremos a desigualdade regional e de renda”, afirmou.



Dilma ainda garantiu que a manutenção da estabilidade econômica também será prioridade e destacou que pretende proteger o país da concorrência desleal e do protecionismo dos países ricos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário