quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Nº de mortos ultrapassa os 720 na região serrana do Rio após chuvas








A Defesa Civil informou na manhã desta quarta-feira que subiu para 727 o total de pessoas mortas na região serrana do Rio em decorrência das chuvas que atingem a área desde a semana passada. As cidades que tiveram óbitos são Nova Friburgo (345), Teresópolis (298), Petrópolis (63) e Sumidouro (21).

Além das mortes, há registro ainda de mais de 200 pessoas desaparecidas na região. Já o número de desalojados e desabrigados permanece impreciso. A Defesa Civil estadual soma mais de 10 mil. Mas segundo dados das prefeituras são mais de 20 mil.

O "Diário Oficial da União" publicou nesta quarta-feira as portarias de reconhecimento do estado de calamidade pública nos municípios de Nova Friburgo e Petrópolis. Somente por meio da portaria de reconhecimento, a cidade e a população afetada podem fazer uso de benefícios como a dispensa de licitação para a contratação de obras emergenciais e o saque do FGTS.

PREJUÍZO

Devastadas, as cidades da região serrana também sofreram o esvaziamento de uma de suas principais atividades econômicas, o turismo: 95% das reservas até o fim de janeiro foram canceladas e 80% até o final do verão.

O setor contabiliza perdas de R$ 50,4 milhões só em faturamento dos hotéis e estima que a região só se recuperará completamente para receber turistas na temporada de inverno, no meio do ano.

O pior prognóstico é para o centro de Nova Friburgo. A maior atração, o teleférico, foi danificada, e hotéis tiveram desabamentos ou estão com o acesso comprometido.

Os prejuízos, porém, não se restringem ao turismo. A Firjan, a federação das indústrias do Estado, calcula perdas de R$ 153,4 milhões na produção, em matéria-prima e produtos estocados.

Segundo a entidade, 62% das indústrias sofreram com falta de energia, alagamentos, problemas de acesso, escoamento da produção e falta de funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário