segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os objetivos da Transnordestina

1. Está prevista para esta segunda-feira a primeira visita de Fernando Bezerra Coelho a Pernambuco depois que assumiu o Ministério da Integração Nacional.




2. A visita do ministro será o lado do governador Eduardo Campos, para verificar obras da Transnordestina em Salgueiro.



3 A ferrovia teve o seu primeiro trecho percorrido pelo presidente Lula no apagar das luzes de sua administração, num ato simbólico que resgatava um projeto do tempo do Império.



4. A implantação da Transnordestina tem a finalidade de estruturar a malha ferroviária do Nordeste, adequando-a aos principais fluxos de carga da região.



5. Também a ferrovia vai propiciar as condições para o incremento do transporte intermodal, racionalizando o sistema viário regional: ferrovias, hidrovias, rodovias e portos.



6. A Transnordestina influenciará a redução dos custos de transportes de insumos e produtos, de forma a tornar os produtos regionais competitivos nos mercados nacional e internacional.



8. Outra finalidade é a articulação com os principais portos do Nordeste.



9. E o sonho acalentado desde o século XIX: a interligação ferroviária interiorizada desde São Luiz do Maranhão até Jaguarão, no Rio Grande do Sul, cruzando o País do Norte ao Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário