quinta-feira, 28 de abril de 2011

IPTU É AMANHÃ QUE VENCE COM AUMENTO E TUDO






 Em Belo Jardim o IPTU 2011 veio com a gota serena de caro .Mais a novidade que fez os contribuintes torcerem o nariz é a atualização dos valores das plantas genéricas dos imóveis, há mais de 30 anos sem alterações.
A atualização foi feita com base em um estudo realizado por uma empresa especializada. O levantamento constatou que a avaliação da maioria dos imóveis era feita em uma escala de centavos. De acordo com o Coordenador de Tributação Municipal, Silvério Soares, o Tribunal de Contas de Pernambuco já havia solicitado essas mudanças na planta genérica de valores, através da resolução 01/2009. “Identificamos imóveis na Avenida Siqueira Campos, no centro da cidade, com o valor venal de R$ 10 mil. Isso é irreal”, afirma Soares.
Para o Carlos Alberto Silva, Coordenador da pesquisa, o IPTU é o único imposto que fica na cidade, por isso é um importante meio de arrecadação para investimento em saúde, educação e infraestrutura.
Para facilitar, os contribuintes terão descontos, como de 30% no pagamento à vista, efetuado até o dia 29 de abril. O Código Tributário Municipal, Lei 1.584/2003, prevê também a isenção em alguns casos, como imóveis de até 60m², que não seja apartamento, nem ponto comercial, e que seu proprietário não possua outro imóvel. Além disso, a viúva, o deficiente físico e mental reconhecidamente carentes também estão isentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário