sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fernando Lyra,um dos heróis da resistência á ditadura militar de 1964


Morreu ontem à tarde, no Instituto do Coração, em São Paulo, o ex-deputado federal Fernando Lyra, 74 anos,  um dos heróis da resistência à ditadura militar de 1964.

Pertencente à tradicional família política de Caruaru, Lyra exerceu sete mandatos na Câmara Federal e foi Ministro da Justiça no Governo Sarney.


Seu pai, João Lyra Filho, foi prefeito da capital do Agreste e deputado estadual. Seu irmão, João Lyra Neto também foi prefeito de Caruaru e hoje é o vice-governador de Pernambuco.

Quando se fala que Fernando foi um dos heróis da resistência não há exagero.

Nas décadas de 60 e 70, personagens importantes da história recente do Brasil, como Miguel Arraes, Francisco Julião e Leonel Brizola estavam no exílio.

No Brasil, e em Pernambuco em particular, homens como Marcos Freire, Jarbas Vasconcelos, Marcus Cunha, Sérgio Murilo Santa Cruz, Assis Pedrosa, Pedro Eurico e Fernando Lyra levantavam a voz contra os excessos do regime de generais.

Lyra foi um dos melhores oradores de Pernambuco e um dos principais líderes do MDB, depois PMDB. Lúcido, corajoso, bom articulador político – exerceu papel importantíssimo na eleição de Tancredo Neves no colégio eleitoral -, ficará para sempre na memória dos que acompanham a história de Pernambuco e do Brasil.

Com Fernando se vai um pedaço da história da luta pela redemocratização. Nós que editamos este blog fazemos questão de render neste espaço, modestamente, nossa homenagem ao grande homem público caruaruense, pernambucano e brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário