quarta-feira, 13 de março de 2013

Procons do Brasil externam preocupação em relação ao sistema de pirâmide nas operações financeiras. Um dos alvos é a Telex Free


Representantes dos PROCONs de todo Brasil, elaboraram um documento durante a reunião da Associação Brasileira de PROCONs - PROCONSBRASIL, realizada no último dia 06/03, em Brasília, no qual externam preocupação em relação as operações financeiras que utilizam o sistema de “pirâmide de ponzi” e vêm sendo disseminadas em todo território nacional.

Os PROCONs do Brasil têm essa preocupação diante do grande número de consumidores que, em busca de ganhos financeiros imediatos, estão aderindo a negócios com empresas aparentemente lícitas, quando na verdade tem como objeto uma atividade que não possui qualquer viabilidade econômica.

Diante disso, a Associação Brasileira de PROCONs - PROCONSBRASIL encaminhou manifesto a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor cobrando providências para garantir a proteção do consumidor.

Pirâmide de Ponzi : A pirâmide tem o nome por conta do imigrante italiano Charles Ponzi, que conseguiu fazer fortuna rapidamente nos Estados Unidos utilizando esse método. Esse sistema financeiro é insustentável e funciona a base de novos investidores.

Os primeiros envolvidos investem e conseguem lucrar recrutando outros participantes, porém, quanto maior o alcance da pirâmide, menos sustentável ela fica, pois ela depende dos investimentos posteriores. Sem novos investimentos, a grande parcela dos envolvidos fica no prejuízo. Ou seja, quando o sistema quebrar vai prejudicar muita gente.

No Agreste Sertão e em muitas cidades de PE-, experiências com a empresa Telex Free vem se proliferando. Muitos tem se desfeito de bens para ingressar na promessa de lucro fácil, com base em anúncios publicados na Internet de empresas com pouco ou nenhum conhecimento. Segundo o Procon, um grande risco.
Com informações: Nill Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário