quinta-feira, 21 de março de 2013

Sertânia será Polo Cultural do Festival Pernambuco Nação Cultural

O circuito de Festivais Pernambuco Nação Cultural dá sua largada em 2013 na região do Moxotó de Pernambuco. Celeiro das principais manifestações da cultura popular, a região sediará, de 16 a 21 de abril, encontros de diversos mestres de da poesia popular, do cinema, repente, declamadores, teatro entre outros. Baseado no conceito da regionalização e da descentralização, o festival ocupa o Moxotó, com ações em todos os seus municípios. Além de Sertânia (320 km do Recife), onde haverá palco de shows regionais, o FPNC se estenderá também por Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá e Manari.

Segundo o Secretário de Cultura de Sertânia, João Lúcio, "foi com muita luta e alegria que as riquezas culturais do Sertão do Moxotó (cidades polo: Sertânia e Arcoverde) estarão no centro dos holofotes de todo Pernambuco. Nossa obra de arte popular constitui um tipo de linguagem por meio da qual o homem do povo expressa sua luta pela sobrevivência. Cada objeto é um momento de vida, que se manifesta o testemunho de algum acontecimento, a denúncia de alguma injustiça. Nossa inspiração da cultura popular vem dos acontecimentos corriqueiros. Diferente da cultura erudita e que às vezes é vista como um “produto” e faz parte de uma elite".

Segundo a organização do FPNC "A região é conhecida por valorizar as tradições do Sertão e também por estar aberta para referências mais contemporâneas, que podem ser conferidas nos trabalhos de nomes como o Cordel do Fogo Encantado, de Arcoverde, e o escritor Marcelino Freire, de Sertânia."

Exposições de artesanato, fotografia, design e artes visuais também compõe a grade do Pernambuco Nação Cultural, que tem como um dos seus objetivos centrais promover a difusão da produção artística pernambucana, facilitando o acesso de populações distantes a processos artísticos que, por outros caminhos, talvez não chegassem a determinadas comunidades. “Entendemos como dever do estado promover essa cultura, jogar luzes sobre quem não tem o poder da grande mídia, quem não está na televisão e não toca nas rádios. Estamos nessa batalha pela cultura”, destaca o secretário de Cultura de Pernambuco Fernando Duarte.
(Dárcio Rabelo)


FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL EM CUSTÓDIA 2012

 14 de abril de 2012

19h - Mostra Itinerante Cinema na Estrada
Local: Quadra do Colégio Municipal Ernesto Queiroz

Programação:

Sertão Vazio, longe que só a gota (6 minutos, animação), de Wilson Freire e Pablo Ferrari
Cinema Americano (15 minutos, documentário), de Taciano Valério
Hotel do Coração Partido (5 minutos, animação), de Raoni Assis
Retratos (20 minutos, documentário) de Leo Tabosa e Rafael Negrão
Sem Energia (5 minutos, ficção), de Thiago Rocha
Acercadacana (20 minutos, documentário), de Felipe Peres
A morte do vaqueiro Raimundo Jacó (16 minutos, ficção), de Sônia Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário