segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Dilma já está em 1º no Nordeste



                                           Dilma é candidata de Lula



Coluna da Folha de Pernambuco da segunda-feira, 21/12/09

Eduardo Campos disse a esta Folha, em longa entrevista publicada ontem, que só vai tratar de eleição em 2010. As forças que o sustentam estão unidas, não sendo vantajoso para o governo antecipar um debate que pode ficar para junho do próximo ano, quando os partidos irão reunir-se em convenção para oficializar os seus candidatos. Assim, é perda de tempo pressioná-lo para saber quem será o vice de 2010 ou os dois candidatos ao Senado porque este assunto não está em pauta.

Por outro lado, não se nega a dar palpite sobre o pleito presidencial porque o condutor natural do processo, que é o presidente Lula, já o deflagrou faz algum tempo. Precisava tornar Dilma Rousseff conhecida e o jeito mais fácil que encontrou foi colocá-la no ringue antecipadamente. Ela ainda é desconhecida por 20% da população, ante 7% que não conhecem Serra, 11% que não conhecem Ciro e 49% que nunca ouviram falar no nome de Marina, porém o caminho tinha que ser este.

Enquanto isso, a Folha de São Paulo divulgou ontem mais uma pesquisa do Instituto Datafolha sobre o pleito presidencial que não é muito animadora para José Serra. Ele continua liderando as prévias - tem 37% de intenções de voto. Mas os 23% de Dilma, os 13% de Ciro e os 8% de Marina o deixam em desvantagem numérica em relação à soma dos governistas. Serra chegou a abrir 25 pontos de vantagem sobre Dilma, hoje reduzida para 14. E perderia para ela no Nordeste, hoje, por 31% a 28%.

Baixa 1 - A partir de 1º de janeiro, Murilo Cavalcanti vai deixar a equipe do prefeito Júlio Lóssio (PMDB-Petrolina). Ele é secretário de Juventude, Esportes e Segurança Cidadã e à frente da pasta reduziu em 38% o índice de homicídios no município (2009).

Baixa 2 – Murilo está de volta à iniciativa privada para atuar no mesmo ramo em que fez sucesso no “Recife Antigo” – bar e restaurante. Ele vai abrir uma arena de eventos em Petrolina e um restaurante de comidas regionais que já tem até nome: “Manga Rosa”.

Pelada – O ex-prefeito João Paulo (PT) esteve no almoço de confraternização, antecedido por uma pelada, que Eduardo Campos ofereceu ao secretariado sábado passado em sua casa de Dois Irmãos. Humberto Costa (cidades) foi orientado pelo Cerimonial a levar chuteira e calção mas avisou logo que não iria jogar. Já foi “peladeiro” bom quando era mais jovem mas hoje só joga dama e dominó.

Reencontro – O vereador e ex-prefeito de Vitória, José Aglailson, vai se encontrar hoje pela 1ª vez com Eduardo Campos após a saída do PSB e a filiação ao PSDB. Vai ser às 14h quando o governador chegar àquele município para fazer a entrega de 458 casas populares e inaugurar a nova Ciretran. Aglailson já se refiliou ao PSB e diz que não vê a hora de se reencontrar “com o meu galego”.

Descrença – A interlocutores do PSDB, o senador Sérgio Guerra confidenciou: não acredita que Aécio será vice de Serra nem que Jarbas Vasconcelos disputará o governo estadual. Ele e outros líderes de oposição não têm a mínima idéia de quem será o vice do governador de SP nem o opositor de Eduardo.

Transporte - A entrada em operação do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, deve reduzir o transporte de doentes do litoral norte para a capital, através de ônibus, kombis e vans de propriedade de prefeituras. O estacionamento preferencial desses veículos é a Av. Mário Melo (de 2ª a 6ª).

Bravata – Leitor de Carpina guardou cópia de entrevista dada pelo ex-deputado Carlos Lapa (PP) dizendo que se não for majoritário naquela cidade em 2010, para a Assembleia Legislativa, trocará o nome. Passará a chamar-se “Carlos alguma coisa” e nunca mais “Carlos Pinto Lapa”. Pesquisas em que o ex-deputado não confia o apontam lá, hoje, para deputado, em 3º lugar.

Reforço - Cadoca (PSC) tem andado muito pelo interior de olho na reeleição. Ele preservou as bases de 2006 e reforçou o time com o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), um dos mais bem avaliados de PE. Com o apoio de Zeca, ele teria na cidade, hoje, 37% dos votos (pesquisa da Plural).

Partilha – Humberto Costa não exclui a hipótese de apoiar João Paulo para senador mas em meio a uma negociação que veja o partido como um todo. Não é mais aceitável, diz ele, que apenas uma facção do PT queira disputar o Senado (2010), a PCR (2012) e o governo estadual (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário