terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Folha de Pernambuco da terça-feira, 25/01/10

Já que até agora, faltando nove meses para a data do pleito, as oposições de Pernambuco não se reuniram uma única vez para tratar da chapa majoritária, a deputada estadual Terezinha Nunes encarregou-se de fazê-lo por sua própria conta e risco. Vai por lado a lado, hoje, na festa do seu aniversário, numa churrascaria do Recife, os senadores Jarbas Vasconcelos, Marco Maciel e Sérgio Guerra. Vai ficar faltando apenas Roberto Freire (PPS), que deverá ser representado pelo deputado Raul Jungmann.

Não é de agora que a representante do PSDB tenta criar um fato político para levantar o ânimo das oposições. Fez isso em novembro passado ao sugerir a Jarbas Vasconcelos que promovesse um almoço em sua casa de praia para os deputados da oposição, porém o comparecimento ficou aquém do esperado. Faltaram os parlamentares do próprio partido dela (PSDB) que são aliados políticos do governo.

Uma nova tentativa será feita hoje durante a sua festa de aniversário. Teriam confirmado presença os três senadores da bancada pernambucana e um grande número de deputados federais e estaduais dos três principais partidos de oposição: PSDB, PMDB e DEM. Assim, um evento de natureza social poderá transformar-se em “fato político”, especialmente se a deputada aproveitar o ensejo para prelançar Jarbas como candidato a governador, algo que ele só admite discutir após o carnaval.

Brasília - O PSB examina a hipótese de lançar a candidatura do prefeito de Ipubi, Chico Siqueira, para a Câmara Federal, como forma de “fechar” o Araripe que nunca elegeu um deputado federal. O prefeito está em campanha há mais de 1 ano. Mas para estadual.

Denúncia - Ex-prefeito de Lagoa de Itaenga e candidato a deputado pelo PHS, Carlinhos do Moinho, acusa João Bezerra, chefe da Ciretran de Carpina e afilhado político do ex-deputado Carlos Lapa (PP), de fazer campanha na repartição em favor do padrinho.
Jaboatão 1 - Tá explicado porque o prefeito tucano de Jaboatão, Elias Gomes, quer distância regulamentar da eleição de outubro próximo. Além de estar sendo tratado como “aliado” pelo Palácio das Princesas, o presidente Lula, que gosta muito dele, vai assinar amanhã na sala vip do aeroporto o decreto que cria no município a 1ª Zona de Processamento de Exportação do Brasil.

Jaboatão 2 – Empresas que resolverem se instalar na área (198 hectares) da Zona de Processamento de Exportação (Km 90 da BR-101) terão as mesmas isenções fiscais das que já se encontram instaladas na Zona Franca de Manaus. É um presente e tanto para a 2ª maior cidade de PE, que se não pegar agora o embalo do desenvolvimento não pegará mais nunca.

Estouro – Pelos cálculos do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), Ana Arraes (PSB) será reeleita para a Câmara Federal com a maior votação de Pernambuco porque faz exatamente aquilo que o pai fazia: a defesa dos “excluídos” de todas as regiões do Estado.

Cassação - Adversário histórico do prefeito reeleito de Paulista, Yves Ribeiro (PSB), o deputado Guilherme Uchoa (PDT) disse a amigos de Igarassu que mesmo que ele escape da cassação no TRE, da acusação de ser “prefeito itinerante”, perderá o mandato no TSE.

Socialista - Em passado recente, essa opção política, no Brasil, era inimaginável: o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Paulo Skaf) filiar-se ao PSB (Partido Socialista Brasileiro) para ser candidato a governador. Skaf teria sido incentivado pelo mega empresário gaúcho, Jorge Gerdau, amigo e admirador do governador Eduardo Campos.

Resposta – Jarbas Vasconcelos negou à “Folha de São Paulo” ter recebido R$ 510 mil da Camargo Correia em 2006, sem emissão de recibo e registro no TSE, conforme o jornal noticiou sábado passado. Garante que nem seu comitê financeiro nem o do PMDB receberam qualquer contribuição da empreiteira.

Contista - Inah Lins, filha do ex-governador Etelvino Lins e chefe do Cerimonial do Palácio das Princesas nos dois últimos governos de Miguel Arraes, lançará no próximo dia 02/02, na Livraria Cultura, o livro de contos “A solidão é espaçosa”. O prefácio é do médico (e também escritor) Lula Arraes

fonte: blog de inaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário