quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Itamar Franco anuncia candidatura ao Senado



O ex-presidente da República Itamar Franco anunciou nesta quinta-feira (28) em Belo Horizonte que será candidato ao Senado pelo PPS nas eleições de 2010. Após reunião com a Executiva Estadual da sigla, na sede do partido, Itamar Franco disse ter ficado “muito lisonjeado com o convite”.


O ex-presidente era um dos nomes cotados para assumir a vaga de vice na chapa encabeçada pelo governador José Serra (PSDB), o nome presidenciável tucano para 2010.

Nesta semana, durante reunião reservada com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) - que também poderá concorrer ao Senado -, Itamar havia anunciado que deixaria a presidência do Conselho de Administração do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

O ex-presidente disse que não haverá desgaste com o governador mineiro, do qual Itamar sempre foi bem próximo. “São duas vagas. Eu, candidato ao Senado, posso votar no governador Aécio e posso votar em mim. Evidentemente vou votar e vou votar em mim. Eu espero que ele vote nele e vote em mim. Nós fazemos parte do grupo do governador. Eu, particularmente, estou o apoiando há 8 anos. (....) Evidentemente, eu espero que ele venha apoiar a minha candidatura. Eu vou apoiar a dele. Agora, é lá e cá”, disse.
Ainda segundo Itamar, a decisão será comunicada ao governador pelo presidente Estadual do partido, Paulo Eliziário.

Itamar Franco disse não ter feito previamente o anúncio de sua decisão ao governador, apesar de ser bem próximo a Aécio Neves e de ter se reunido com ele na última terça-feira. “Como eu poderia dizer a ele se eu não tinha ainda o respaldo partidário”, explicou.

Confrontado ainda com a possibilidade de enfrentar nomes como o de Aécio Neves ou José Alencar e ainda Hélio Costa, nomes considerados para a disputa das duas cadeiras de Minas para o Senado, o ex-presidente disse estar confiante.

“O que eu posso fazer, eu tenho que enfrentar. Eu não entro já derrotado, também não entro achando que eu sou o Itamar Franco, os eleitores é quem vão definir”, avaliou.

Vice de José Serra

Itamar Franco deixou transparecer que, no momento, a chance de ser vice de Serra diminuiu e o caminho é planejar a candidatura ao Senado. “Se o governador Aécio me honrar em que nós participemos de uma jornada juntos, ele pode ter os amores que tiver com o governador Serra. Eu não sou tão apaixonado assim.” Para emendar, disse: “A oposição brasileira ainda não tem candidato.”

No entanto, ao esclarecer se a decisão de se lançar ao Senado era irreversível, ele desconversou e deixou a resposta para o presidente do partido. “O convite que foi feito ao presidente Itamar é um convite que não tem volta”, afirmou Paulo Eliziário

Nenhum comentário:

Postar um comentário