terça-feira, 24 de maio de 2011

A MERENDA 25.000,000 MILHÕES DE QUILOS É MERENDA QUE NÃO ACABA MAIS

25 mil toneladas de alimentos são oferecidos e valor nutricional ultrapassa exigência do FNDE
 .


"QUEM ESTÁ COMENDO A MERENDA 25.000,000 MILHÕES DE QUILOS É MERENDA QUE NÃO ACABA MAIS E COMO ESTAMOS A QUARENTA DIAS SEM AULAS O QUE ESTÃO FAZENDO COM ESSA MERENDA TODA."

A merenda escolar da Rede Municipal de ensino de Belo Jardim é de primeira qualidade. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude tem, desde o início da gestão, como prioridade total, oferecer uma boa alimentação aos 11.661 alunos que estudam nas 76 escolas das zonas urbana e rural da cidade. Ao todo, são 25 mil toneladas de alimentos perecíveis, não perecíveis e pré-prontos, todos os meses.
O cardápio é nutritivo e balanceado, ultrapassando inclusive a meta do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que exige que a merenda tenha, no mínimo, 320 calorias por porção. “O nosso cardápio é além de 350 calorias e sempre elaborado por nutricionistas”, explica Maria José Cordeiro de Lucena, Diretora do Centro de Distribuição de Alimentação Escolar de Belo Jardim.
A Diretora reforça que “houve uma aceitabilidade muito grande nas escolas de todos os produtos que agora estão inclusos na merenda escolar do nosso município”.
Entre os pratos preferidos dos estudantes estão: canjica, arroz com soja e carne moída, canja de galinha, cuscuz com ovo e com leite, achocolatado com biscoitos, vitamina de banana, mungunzá e macarronada com sardinha, muitos acompanhados com um delicioso suco.
A Secretaria de Educação também distribuiu mais de 70 refrigeradores para as escolas. Assim, a comida pode ser corretamente conservada. E um caminhão-baú, próprio para transporte de alimentos, foi adquirido para levar esses produtos. As escolas também receberam máquinas de suco, assim a bebida fica mais conservada e geladinha.
Os alunos da Educação Infantil também encontram na merenda frutas e verduras frescas, deixando a alimentação ainda mais gostosa.
Mas, não apenas a merenda recebe atenção da atual gestão, os profissionais também. Segundo Maria José, as merendeiras recebem capacitações “para o preparo, armazenamento e orientações importantes para agilizar a merenda escolar”.
Os alunos reconhecem a melhoria da alimentação. Cecília Maria dos Santos, 11 anos, que estuda o 5º ano na Esc. Mun. Manoel Domingos, em Taboquinha, fala do que gosta. “A merenda escolar é muito boa porque tem muitas comidas gostosas, como salsicha e macarrão com sardinha”.
Aryelley Freire, 9 anos, que faz o 5º ano da Esc. Mun. Luiza Leopoldina Lopes, em Xucuru, também aprova. “Ela é bem legal. Quem não leva lanche come bem lá e ela é bem gostosa” e diz que gosta de “macarrão com quitute”.

fonte;JORNAL DE CARUARU

Nenhum comentário:

Postar um comentário