sábado, 15 de dezembro de 2012

Datafolha aponta crescimento, empate com o Flamengo e torcida de rivais pelo Corinthians

Esse post é baseado em matérias do jornal Folha de S.Paulo, publicadas hoje, e que têm por base pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha na última quinta-feira, 13 de dezembro de 2012. Foram feitas 2.588 entrevistas, em 160 municípios brasileiros, com pessoas com 16 anos de idade para cima e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Como o instituto ainda não liberou o trabalho para outros veículos, esse post não contém tabelas e informações adicionais. Embora curto, vou dividi-lo em duas partes: uma sobre o Mundial de Clubes e a outra sobre o tamanho e evolução das torcidas brasileiras.

Rivais se dividem na torcida no Mundial de Clubes

Preparem os corações para o primeiro choque:
- 35% dos são-paulinos torcerão pelo Corinthians amanhã e 38% pelo Chelsea;
- 30% dos palmeirenses também torcerão pelo Corinthians e 36% pelo time inglês;
- 46% dos santistas torcerão pelo rival alvinegro contra 31% a favor do Chelsea;
- 40% dos torcedores, considerando todos os clubes, torcerão pelo Corinthians contra somente 14% a favor do Chelsea.
Como diz o Galvão Bueno, para a maioria dos torcedores o Corinthians será o Brasil amanhã, como já o foram o Santos, o Internacional e o São Paulo, para ficar somente nesse século.
Esses resultados não são tão surpreendentes, pois a maioria dos torcedores tem uma visão e um comportamento menos radical em relação aos rivais. Isso, inclusive, é mostrado quando se pesquisa a rejeição das torcidas a marcas de patrocinadores. No dia em que a pesquisa foi feita, quinta-feira, passei por um dos grandes shoppings de Ribeirão Preto à tarde e vi grande número de pessoas com camisas do Corinthians – que na véspera vencera o Al-Ahly – e do São Paulo – que na véspera conquistara a Copa Sul Americana. Detalhe interessante e agradável: muitos torcedores dos dois times andando juntos, conversando, rindo, se divertindo, apesar de – ó, pecado mortal – estarem vestindo camisas rivais.
O que é interessante nesse momento é que o índice de apoio ao Corinthians no Mundial é maior que o que foi registrado na véspera da conquista da Copa Libertadores, também nesse ano, quando somente 25% dos são-paulinos e 37% dos santistas declararam torcer a favor do rival contra o Boca Juniors. A posição dos palmeirenses foi quase igual à atual: 31% a favor.
Essa tendência de apoio ao Corinthians no Mundial repete-se, segundo o jornal, nas demais grandes torcidas, exceto a do Grêmio – 25% dos gremistas declararam torcer para o Chelsea e 23% para o Corinthians.
A torcida com maior índice de apoio ao Corinthians – impressionantes 63% – é a do Fluminense.
Em relação à conquista do título, 36% dos torcedores de todo o Brasil que foram entrevistados acreditam na conquista corintiana, exatamente o dobro dos 18% que apostam no time inglês. Entre as torcidas, a que mais acrediita na conquista pelo Chelsea são os são-paulinos, com 45% (contra 30% que apostam no Corinthians). Palmeirenses, santistas e gremistas também acreditam mais na vitória dos blues, enquanto as demais apostam na vitória corintiana.
G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário