sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

MULHER DE CAPOEIRAS VAI COMPLETAR 114 ANOS


Raimundo Lourenço, do Blog Capoeiras, revela hoje que o município, a 24 kmde Garanhuns, tem uma mulher prestes a completar 114 anos de idade. Damiana Josefa da Silva nasceu no dia 24 de fevereiro de 1899, conforme atestam seus documentos pessoais e o cadastro do Instituto Nacional da Previdência Social, órgão que lhe paga o benefício de um salário mínimo por mês.

Damiana, a capoeirense que nasceu no século XIX tem três filhos, netos, bisneto e tataranetos. Ela mora com a filha Maria Aparecida (conhecida na cidade como “Aparecida de Zé Boy”) e passa a maior parte do tempo na cama, já enfraquecida pela idade. Mas consegue estabelecer um diálogo com quem a visita e tem momentos de lucidez, reconhecendo as pessoas da casa tanto pessoalmente quanto nas fotografias.

Segundo Raimundo Lourenço, para sair da cama a senhora de 113 anos precisa do auxílio da filha e anda pela casa em cadeira de rodas. A rua sem calçamento dificulta a vida da cadeirante. “Mesmo com os problemas de saúde que enfrenta Dona Damiana não abre mão do cigarro e nem do café”, revela o blogueiro de Capoeiras.

Ele informa ainda que a longevidade da capoeirense faz o INSS enviar funcionários à casa de Maria Aparecida ao menos uma vez por ano, para confirmar se Damiana esta mesmo viva. Embora não vote há um bom tempo, ela tem Título Eleitoral, e neste, sua data de nascimento é 24/12/1899; enquanto no CPF e na Procuração para sua filha sacar o beneficio do INSS, a data de nascimento é 24/02/1899.

Abaixo o título de eleitor e o CPF de Damiana Josefa, com o mês de nascimento alterado no primeiro documento.



(As ilustrações foram publicadas originalmente no Blog Capoeiras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário