sábado, 19 de dezembro de 2009

Aécio Neves chamou de armadilha


Coluna da Folha de Pernambuco do sábado, 19/12/09

Na carta que leu, quinta passada, informando a Minas e ao Brasil que não postulará mais no PSDB a candidatura a presidente da República, o governador Aécio Neves chamou de “autoritária armadilha” a tentativa do presidente Lula de transformar a eleição de 2010 num plebiscito, dividindo os brasileiros entre “bons” e “maus”. Bons seriam os eleitores dispostos a cerrar fileiras com a candidatura de Dilma Rousseff e, maus, os eleitores da oposição, isto é, de José Serra.

A bem da verdade, trata-se de evidente exagero do governador de Minas com o propósito de fazer média com o seu colega de São Paulo após tê-lo deixado numa encruzilhada. É que, ao se excluir da disputa interna, Aécio obrigou Serra a antecipar de março para janeiro de 2010 o anúncio oficial de sua candidatura a presidente da República, algo que ele não gostaria de fazer agora para não ter que entrar na briga com o presidente Lula cujo governo é aprovado por 70% da população.

Plebiscitar uma eleição na qual caiba esse tipo de confronto não é tática nova no Brasil e nem no mundo. Todo governante bem avaliado costuma recorrer a esse instrumento para tentar eleger o sucessor e com o presidente Lula não será diferente.

Ele vai perguntar aos eleitores se estão satisfeitos ou não com o governo que está realizando. Em caso afirmativo, pedirá que votem em Dilma; do contrário, que votem na oposição. Isso não é armadilha nem autoritarismo. É do jogo democrático.

Caras novas – Começou a definição dos novos líderes de bancada na Câmara Federal a partir de fevereiro do próximo ano. O “radical” Fernando Ferro (PE) vai liderar a bancada petista, Paulo Bornhausen (SC) a do Democratas e João Almeida (BA) à do PSDB.

In memoriam – O advogado Manoel Matos, de Itambé, assassinato em janeiro deste ano por pistoleiros, será homenageado na próxima 2ª feira pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Ele vai receber o prêmio “Direitos Humanos”, categoria Dorothy Stang.

Intimidação – Terezinha Nunes (PSDB) diz que a oposição não se intimidará com o pedido de informações de Isaltino Nascimento (PT) à CGE sobre eventos culturais no governo passado e que assina qualquer CPI destinada a investigar tudo: o governo anterior e o atual. Quanto a Felipe Cabral, sócio de uma das empresas que trabalhou para o governo passado, diz que ele não é mais do seu gabinete.

Terceira via – Há uma nova facção no PT do Recife comandada pelo prefeito João da Costa fazendo contraponto à de João Paulo e à de Humberto Costa. Nenhum desses três líderes, isoladamente, controla o diretório municipal, o que forçará uma negociação nas eleições de 2012. Se João Paulo quiser se candidato a prefeito daqui a três anos, terá que se compor com um dos dois.

Eleição 1 - Assim que pousou em Salgueiro, ontem, junto com o vice João Lyra Neto, o secretário de Relações Institucionais, Ranilson Ramos, teve acesso a uma pesquisa do Instituto Precisa que aponta o presidente Lula com 98% de aprovação naquele município.

Eleição 2 – O mesmo instituto aponta Eduardo Campos com 88% de aprovação e o prefeito Marcones Sá (PSB) com 81%. Para presidente, Dilma tem 49%, Serra 27% e Ciro Gomes 15%. Salgueiro é hoje um canteiro de obras graças à transposição e à Transnordestina.

A dívida - Apesar dos três empréstimos contraídos em 2009 para garantir investimentos públicos até 2014, PE continua sendo um dos Estados menos endividados do Brasil. Por lei, pode dever o equivalente a dois anos de arrecadação mas só deve 0,6%. Os números ainda não são oficiais mas as vendas de Natal indicam uma forte recuperação da receita neste final de ano.

O vice – Caso recrute o seu vice no Nordeste como forma de neutralizar versões de que seria um “antinordestino”, Serra não tem muito para onde correr. Se a escolha se der no DEM, o candidato sairá de PE, do RN ou da BA. O deputado ACM Neto seria uma opção mas não tem 35 anos de idade.

A missa – Inocêncio Oliveira (PR) estará em Bezerros neste domingo para assistir à missa de 7º dia pelo sufrágio a alma do radialista Givonaldo Vieira, assassinado 2ª passada com três tiros de revólver. Ele disse que não descansará enquanto a Secretaria de Defesa Social não esclarecer este crime.

escrito no blog de inaldo e transcrito por cristiano cabeludo

Nenhum comentário:

Postar um comentário