sábado, 26 de dezembro de 2009

O 'calo' de Dilma será o Sul e o Sudeste

 Folha de Pernambuco do sábado, 27/12/09
Pesquisas de opinião feitas em Pernambuco nos últimos dois meses apontam a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, liderando as intenções de voto em diversas cidades do interior. Ela já passou Serra e Ciro e se continuar na marcha que vai será vitoriosa no Estado inteiro. Não que tenha mais currículo do que os adversários para ser presidente da República e sim por ser a candidata do presidente Lula, que em alguns municípios pernambucanos tem quase 100% de aprovação.

Pelas amostras que estão disponíveis, a pré-candidata do PT ganhará facilmente de Serra no Norte, Nordeste e Centro Oeste. Seu desafio é o Sul e o Sudeste onde a imagem do PT não é tão positiva quanto nas outras regiões. Especificamente em São Paulo, o governador José Serra deverá batê-la por larga margem e se tiver o apoio e o entusiasmo do governador Aécio Neves poderá derrotá-la também em Minas, segundo mais colégio eleitoral do país com 14 milhões de eleitores.

Três fatos conspiram em favor da ministra. O primeiro é o fato de ter nascido em Minas e ter vivido lá até os 17 anos de idade. Como Aécio não é mais candidato, os mineiros, frustrados com a desistência dele, podem decidir descarregar nela. O segundo é a militância que teve no Rio Grande do Sul o que leva uma grande parte dos gaúchos a tratá-la como conterrânea. E o terceiro e último é o apoio do presidente Lula. Se a economia “bombar” em 2010, ela tem grande chance de vitória.

Aviso 1 - João da Costa está surpreso com a decisão de João Paulo de distanciar-se da prefeitura alegando “razões políticas” porque quando foi escolhido por ele para ser o candidato a prefeito em 2008 avisou que, uma vez eleito, faria exatamente o que está fazendo.

Aviso 2 – O prefeito do Recife não tem o carisma, o jogo de cintura e liderança popular do seu antecessor mas se acha mais “técnico” do que ele para tocar a administração municipal. Ele acha que “carisma”, isoladamente, não resolve os problemas da cidade.

Morto-vivo – Em toda eleição Pedro Eurico (PSDB) é dado como “morto” mas quando as urnas são apuradas ele sempre aparece como um dos mais votados. Já está no 5º mandato de deputado estadual e caminhando celeremente para o 6º com ajuda do senador Sérgio Guerra e até de setores governistas. Semana passada, caiu na rede dele o vereador “Niltão” (PP), de Arcoverde, que foi o mais votado lá em 2008 e rompeu politicamente com o prefeito Zeca cavalcanti (PTB).

Quando? – Ranilson Ramos, novo secretário de Articulação Institucional de Eduardo Campos, já desmobilizou as bases que pretendiam apoiá-lo em 2010 para deputado estadual. O sonho dele é voltar para a Assembleia Legislativa mas se convenceu de que no próximo ano sua concretização é impossível. Se virar secretário de uma pasta importante num eventual futuro governo, tentará eleger-se em 2014.

Mexida – O prefeito Yves Ribeiro (PSB-Paulista) aproveitou as festas de final de semana para fazer novas substituições no secretariado municipal. Alguns dos auxiliares que foram substituídos estavam ao seu lado desde a prefeitura de Igarassu (1997-2004).

Reforço – Já o ex-prefeito Antonio Speck (PTB), derrotado por Yves em 2008 por 800 votos de diferença, desistiu de se candidatar a deputado estadual como era desejo do seu partido e está apoiando a candidatura de Pedro Serafim Neto (PDT), tida como pule de 10.

Adesão – Salvo o prefeito Padre Aldo Mariano, que é filiado ao partido e dele não deseja se afastar, o resto do PMDB de São Bento do Uma está apoiando a reeleição do governador Eduardo Campos. O vice José Almeida já comunicou ao governador que o prefeito não será problema. Não vai para o palanque do PSB mas também não vai atrapalhar.

Reunião – Assim que passarem as festas de Ano Novo, Jarbas Vasconcelos, Marco Maciel e Sérgio Guerra irão reunir-se para tratar da campanha eleitoral. Jarbas tem reclamado bastante da “desarticulação” das oposições e Sérgio Guerra admite publicamente que todos têm culpa por isto, inclusive ele.

Cara nova – Eduardo Campos tem dito em discursos e entrevistas que a “Operação Quarteirão” lançada pela SDS na última segunda-feira é uma “versão mais moderna e atualizada” de um dos programas mais bem sucedidos do governo Roberto Magalhães: “Patrulha nos bairros”. Declarou isto ao próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário