sábado, 26 de dezembro de 2009

OS SONHOS DE FERNANDO BEZERRA COELHO




Desde que se atritou com o ex-prefeito João Paulo em razão da troca de comando no Porto do Recife, o secretário estadual de desenvolvimento econômico, Fernando Bezerra Coelho, parou de alimentar por meio dos jornais o desejo acalentado há muitos anos de substituir o tio, Nilo, no Senado. Duas vagas serão abertas em 2010 e ele deseja concorrer a uma delas como representante do PSB. Contudo, por determinação de Eduardo Campos, deu uma esfriada na pré-campanha.

O sonho dele, assim como o de João Lyra Neto, o de Humberto Costa e o do próprio João Paulo, é a sucessão de Eduardo Campos em 2014 na hipótese de o governador ser reeleito. Montado num mandato de senador, FBC se sentiria legitimado para disputar o governo estadual daqui a cinco anos invocando a aprovação no “teste majoritário”. Esse é o sonho também do ex-prefeito João Paulo apesar das insistentes negativas de que o projeto do Senado não faz mais parte dos seus sonhos.

Por razões óbvias, ainda não é hora de abrir o jogo. Mas FBC pode estar se colocando como candidato a senador para ver se fica com a vaga de vice na hipótese de João Lyra Net não ser reconduzido. E por uma razão lógica: o vice de 2010 será o candidato a governador de 2014. O “plano C” seria a candidatura a deputado estadual, mas tão somente para não ficar sem mandato. Sem ele, ficaria inferiorizado em relação a João Paulo e Humberto Costa para postular um cargo majoritário em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário