quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Onde o DEM pode eleger o governador

DEU NO BLOG DE INALDO SAMPAIO
Coluna da Folha de Pernambuco da quinta-feira, 31/12/09

Em 2006, o então Partido da Frente Liberal elegeu apenas um governador nos estados em que disputou a eleição: José Roberto Arruda, do Distrito Federal. Arruda era egresso do PSDB e foi uma grata surpresa como gestor público, excluindo-se os casos de corrupção. Pôs as contas públicas no devido lugar e transformou Brasília num canteiro de obras, tornando-se tão admirado no novo partido, Democratas, sucedâneo do PFL, que estava com o nome cogitado para ser o vice de José Serra.

Ele seria tranquilamente reeleito não fosse a delação do ex-auxiliar, Durval Barbosa, que em troca do abrandamento de pena nos mais de 30 processos a que responde por improbidade entregou farta documentação à Polícia Federal sobre o envolvimento do governador em atos de corrupção. Arruda pediu desligamento do partido antes que fosse expulso e ficou inelegível para o próximo pleito. Seu vice, Paulo Octávio, está falando em ser candidato, porém sua chance de ser eleito é nenhuma.

As esperanças do DEM, portanto, residem em outros seis estados onde seus candidatos estão em 1º ou em 2º lugar na corrida pelo governo estadual. Hoje, o partido lidera as prévias no Rio Grande do Norte (com Rosalba Ciarlini) e está em 2º em Mato Grosso (com Jayme Campos), em Santa Catarina (com Raimundo Colombo), no Tocantins (com Kátia Abreu), na Bahia (com Paulo Souto) e em Sergipe (com João Alves). Os quatro primeiros são senadores e os dois últimos, ex-governadores.

Pároco 1 - Há um novo padre em Belo Jardim que pela movimentação política que empreende já está sendo estimulado por gente de lá a concorrer à prefeitura em 2012 contra os grupos de José Mendonça (DEM) e Cintra Galvão (PTB). Chama-se Geraldo Magela.

Pároco 2 – Recentemente, o vigário acompanhou os cinco vereadores de oposição para um café da manhã, em Caruaru, com Eduardo Campos, dando a entender que o seu futuro deve ser igual ao do padre Aldo Mariano (PMDB), atual prefeito de São Bento do Una.

Mão Santa – Pela quantidade de discursos pronunciados na Assembleia Legislativa durante o ano que está terminando, o deputado Esmeraldo Santos (PR) ganhou o apelido de “Mão Santa dois”. É que o senador piauiense, eleito pelo PMDB e atualmente no PSC, ocupa a tribuna todos os dias e é capaz de ficar 1 hora discursando olhando nos olhos de uma única pessoa: o presidente da sessão.

Adesões – Em sua discreta campanha para a Câmara Federal, para não misturar política com assuntos administrativos, o secretário Danilo Cabral (educação) já contabiliza o apoio dos prefeitos Anchieta Patriota (Carnaíba) e Marcone Santana (Flores) e de alguns vereadores de Afogados da Ingazeira. A entrevista dada por ele ontem a esta “Folha” agradou em cheio ao PSB.

Na paz – Conforme havia prometido, Eduardo Campos fez as pazes do secretário Humberto Costa (cidades) com o ex-prefeito de Vitória José Aglaílson (PSB). Humberto esteve lá há uma semana e foi convidado pelo ex-desafeto a dar uma entrevista à TV Vitória.

Tiroteio – O deputado Bringel (PSDB) já encomendou uma girândola de fogos para soltar em Araripina no dia em que Eduardo Campos desembarcar lá, agora em janeiro, para inaugurar a pavimentação da estrada que dá acesso ao distrito de Nascente (22 km).

Tiro no pé – Inaugurar obra inacabada sempre traz dor de cabeça para quem faz a inauguração e o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, é a prova concreta disto. A vereadora Priscila Krause (DEM) pegou esse mote para bater na prefeitura e tem alvejado a um só tempo tanto o ex-prefeito João Paulo, que trouxe o presidente Lula para a inauguração, como o atual João da Costa.

Nada muda – Do presidente da OAB, Jayme Asfora, sobre críticas do ex-deputado Fernando Lyra a sua pessoa por ter atacado a política de saúde do governo estadual: “Tenho muito respeito e admiração por Fernando, que me ajudou numa hora difícil, mas do meu ponto de vista eu não abro mão”.

Feliz 2010 – A coluna agradece e retribui os votos de boas festas enviados pelos seus leitores da capital e do interior através de cartões, cartas, telegramas, brindes e e-mails. E deseja a todos um 2010 repleto de felicidade, amor, saúde, paz, alegria, sucesso, prosperidade e realização profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário