quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

prefeita vai contra o marido

Coluna da Folha de Pernambuco da quarta-feira, 30/12/09
Não faz nem 15 dias que o Senado arquivou melancolicamente a CPI a Petrobras, na qual o PSDB e o DEM gastaram muitas energias tentando encurralar o presidente Lula e o dirigente máximo da empresa José Sérgio Gabrielli. Ela rendeu mídia farta para os partidos de oposição, especialmente para o senador paranaense, Álvaro Dias, autor do requerimento de instalação. Mas o rolo compressor da bancada governista acabou evitando que fatos nebulosos fossem realmente esclarecidos.

Em razão desse resultado pífio, custa crer que o senador pernambucano Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, vá levar adiante a sua idéia de propor no Senado a “CPI das Festas” para investigar shows supostamente superfaturados pela Empresa Pernambucana de Turismo. Em ano de eleição presidencial, pensava-se que sua prioridade fosse a campanha de Serra a presidente da República e não um episódio localizado que já está sendo apurado por quem de direito: TCE e Polícia Federal.

Apostar na instalação desta CPI como meio de vingança contra o Governo do Estado, por ter perdido aliados na Zona da Mata para o governador Eduardo Campos, é apequenar-se como presidente do maior partido de Oposição do país, com um agravante: o senador tem consciência absoluta de que uma CPI com esta finalidade está fadada ao insucesso, primeiro porque não é do interesse da maioria dos senadores e, em segundo lugar, porque teria um desfecho mais melancólico que a CPI da Petrobras.


União 1 – Em sua passagem ontem por Tracunhaém, Eduardo Campos reuniu a prefeita Graça Lapa (PSB), a ex Teresa Barbosa, o prefeito de Carpina Manoel Botagofo (PSDB) e o ex de Lagoa de Itaenga Carlinhos do Moinho (PHS). Os três últimos eram de Sérgio Guerra.

União 2 – A Mata Norte era a única região do Estado em que Sérgio Guerra tinha um lado e Eduardo Campos tinha o outro. O senador está perdendo aos poucos a hegemonia que tinha na região e isso pode pôr em risco a reeleição do deputado Antonio Moraes (PSDB).

Te cala! – O ex-deputado Fernando Lyra partiu ontem em defesa do mano, João Lyra Neto, vice-governador e secretário de saúde, por ele ter sido atacado numa entrevista pelo presidente da OAB Jayme Asfora. “Fui deputado durante 30 anos e não reconheço autoridade política neste rapaz para opinar saúde pública, que não é a sua praia. Em vez de estar dizendo besteiras, deveria calar-se”.

Te cala! 2 – Jayme Asfora é pré-candidato a deputado estadual pelo PMDB e tenta fortalecer sua candidatura explorando as deficiências nas áreas de saúde e segurança. Ele já amenizou suas críticas ao “Pacto pela Vida”, que considerava “restritivo e pouco transparente”, mas continua implacável em relação à área de saúde. Não diz uma só palavra sua em defesa do SUS e sim do Cremepe e do Simepe.

Rodovia 1 - Esclarece o secretário Sebastião Oliveira (transportes) que a duplicação da BR-104, no trecho Caruaru-Pão de Açúcar, está sendo executada pelo DER, por força de delegação do Ministério dos Transportes, e que a obra está orçada em R$ 308 milhões.

Rodovia 2 – A duplicação está sendo realizada pelo consórcio Queiroz Galvão, Delta e Galvão Engenharia e engloba a construção de 10 viadutos apenas na cidade de Caruaru. 90% dos recursos são oriundos do PAC e o restante é a contrapartida do governo estadual.

Prodetur – A Secretaria de Turismo informa que se Roberto Freire (PPS) voltar a Pernambuco na Semana Santa já vai encontrar as estradas do litoral sul totalmente sinalizadas. Com recursos do Prodetur, os 187 Km de costa vão receber sinalização turística e rodoviária englobando 398 placas, 129 pórticos, 37 semipórticos e 57 placas interpretativas de pontos turísticos.

Confiança - O prefeito João da Costa (PT) tem tido mais oposição na Câmara que o seu antecessor, João Paulo, mas aparentemente não se preocupa com o nível das críticas dos seus opositores. Diz que elas estão em desacordo com a realidade, não lhe acarretando, portanto, desgaste nenhum.

Logomarca – “Nossa cidade é a gente quem faz” é a logomarca da gestão do prefeito João da Costa (PT), 4º colocado no “ranking” dos prefeitos de capitais avaliados pelo Datafolha. O do seu antecessor, João Paulo, de quem hoje se encontra “distanciado”, era “A grande obra é cuidar das pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário