terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Emprego temporário será menor este ano

A temporada de verão brasileira de 2013 deverá ser responsável pela contratação de 33,1 mil funcionários temporários. O número é 1,3% inferior ao registrado em 2012, quando foram admitidas 33,5 mil pessoas. Em 2011, foram contabilizadas 38 mil vagas. O Nordeste será responsável pela absorção de 34,7% do total, perdendo apenas para o Sul (35,5%). Mesmo com a queda, a previsão é de que mais de 40% dos trabalhadores sejam contratados definitivamente – a taxa é maior do que a do verão 2011, de 37%. Os dados são de uma projeção da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
De acordo com o estudo, a queda no número de contratados pode ser explicada pela “economia em ritmo fraco” e pela “dinâmica recente do mercado de trabalho”. O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, no entanto, acredita que aqui a situação será diferente. Isso porque mais de 1,6 milhão de turistas estão sendo esperados nas praias pernambucanas – 8% a mais do que em 2011. “O Estado tem tido um dos maiores índices de carteira assinada no Brasil e o verão tem gerado empregos não só temporários, mas também permanentes”, opinou.
Do total de vagas, 58,4% serão criadas pelo setor de Bares e Restaurantes. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), Nuncio Natrielli, a contratação começou em dezembro, com o início das férias e com as festas de fim de ano. “Os que aumentam nesse período são os restaurantes sazonais que incrementam seus quadros entre 15% e 20%. Eles devem permanecer até depois do Carnaval”, explicou.
Em seguida, vem o segmento de Hotelaria, com 29,7% das oportunidades. “Os hotéis já começaram a contratar. Em alguns hotéis do Litoral, o acréscimo no quadro de funcionários varia entre 27% e 28%”, ponderou o diretor Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Carlos Maurício Periquito. “No Recife, no entanto, os hotéis não costumam aumentar seus quadros, porque a ocupação já é alta durante todo ano”, completou.
Blog da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário