quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prefeito do Recife aceita fazer modificações na alíquota do ITBI


O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), aceitou nesta quarta-feira fazer modificações no Projeto de Lei que propõe reajuste na alíquota do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), após reunir-se com representantes da Câmara Municipal e entidades representativas do mercado imobiliário e da construção civil.
Entre os principais pontos a serem incluídos no projeto, destacam-se:
a) O pagamento do ITBI para imóveis novos poderá ser feita com alíquota de 1,8% após a concessão do “habite-se”.
b) O limite do valor financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação, com alíquota de 1%, seria estendido até R$ 500 mil.
c) O teto de isenção para aquisição de imóvel para residência própria, de valor venal até R$ 63 mil, também será elevado, beneficiando a população menos favorecida economicamente.
“São modificações que favorecem aquele contribuinte que tem, de fato, a intenção de fazer o pagamento do imposto. E apertam os que tiverem a intenção de fazer a evasão fiscal, que tira dinheiro do povo”, declarou o prefeito.
“O espírito da lei é beneficiar o contribuinte que pagar o ITBI antecipadamente, razão pela qual a alíquota deve ser de 1,8%. Além disso, a medida traz segurança jurídica para quem vende ou compra imóveis no Recife”, explicou Roberto Pandolfi, secretário Municipal de Finanças.

Fonte;Inaldo sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário